A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) firmaram um termo de cooperação com o objetivo de apoiar financeiramente projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) produzidos por parcerias entre empresas mineiras e unidades Embrapii. As duas instituições pretendem incrementar a geração de negócios em setores-chave para a diversificação econômica do estado.
A cooperação prevê que empresas de todos os setores poderão solicitar financiamento ao BDMG, desde que apresentem um projeto de inovação de produtos, processos ou serviços nas áreas de atuação da Embrapii. Os projetos obedecerão a regra de financiamento não-reembolsável da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, onde ela arca com até um terço do valor contratado e o restante é dividido entre a empresa e a unidade.
A Embrapii fará a ponte para a elaboração conjunta do projeto pela instituição científica, tecnológica e de inovação (ICT) e pela empresa, agilizando a utilização dos recursos. O papel do banco de fomento, por sua vez, será por meio de financiamento, através das linhas de crédito disponíveis para apoio à inovação, que têm taxas de juros a partir de 0,64% a.m. e prazo de até 96 meses para quitação.
Para o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães, “o acordo pretende atrair e estimular ainda mais a participação das empresas mineiras no desenvolvimento de projetos de PD&I, explorando a existência de grupos de pesquisa pré-selecionados, altamente qualificados e experientes no desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica”.
(Agência ABIPTI, com informações do MCTIC e Embrapii)